quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Eu, Lenim, Serginho e a Bomba.

Morar em Maputo é assim:
Aqui na capital de Mozambique a estrutura é diferente do que estamos acostumados no Brasil, nossa casa é um lugar bem localizado, fica perto de um hotel chamado Hotel Cardoso, é um lugar alto em Maputo, ao lado tem o café Acácia que tem uma vista muito nice, é o meu lugar preferido, ainda bem que fica perto de casa. As moradias aqui são diferentes, temos algumas mansões, muitas casas mais simples, e muuuuuitos prédios antigos que servem de moradia pra classe média, alguns abrigam a classe média alta também, são prédios velhos e com fachadas descascando, quem conhece o Holliday em Recife tem uma boa referência, a diferença e que dentro dos apartamentos temos gente de classe média, mas a estrutura física as vezes assusta, no nosso caso, o nosso prédio e pequeno, apenas 2 andares e tem um formato de U, são cerca de 12 apartamentos, já contei pra alguns que é um apartamento conservado que lembra a casa da minha avó, tem taco no piso, lustres antigos e a decoração é estilo anos 80, já fui em outras casas e algumas coisas me chamaram atenção, tem banheira em todos os banheiros, o interrupitor de luz sempre fica do lado de fora do banheiro, acho que ainda vão descobrir que dentro é mais fácil de achar. Outra coisa que é comum aqui é o uso da "bomba" pra ajudar a água a chegar. Na nossa casa não é diferente, o problema é que a nossa bomba quase um ser vivo, um ser que mora com a gente, Serginho já sabe que um dia vai ter sérios problemas pelos traumas causados pela bomba, ela faz muito barulho, e o quarto dele é o mais próximo do banheiro, que é próximo do local onde fica a bomba, mas eu também me encomodo com o barulho, quando a gente liga ela faz um barulho infernal, parece um grilo com um som supersônico. Já reclamamos muito com o pessoal da empresaa que é responsável pela nossa estadia, elas mandaram arrumar óntem, pra nossa surpresa quando chegamos em casa a bomba estava silenciosa, tinha parado de funcionar. O cara que foi dar a manutenção foi arrumar e acabou sem terminar o serviço, resultado, 3 caras sem água em casa. Hoje pela manhã lá estava o nosso mecânico tentando terminar o serviço, 3 banhos de caneca e balde depois a nossa bomba voltou a funcionar, mas com o mesmo barulho.
Ainda continuamos juntos, eu, Lenim, Serginho e a Bomba.

3 comentários:

  1. Oi, Xande!
    Aqui temos um lema que me parece que vai servir pra você também em Maputo: Não reclame, que piora!

    beijos, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a bomba é que sofre com o barulho que vcs fazem no banheiro :) Beijos!

    ResponderExcluir