domingo, 24 de janeiro de 2010

Alfredo está aqui Brazucas!

Alfredo não poderia ficar sem um post, seria muito injusto, porque é uma das coisas mais interessantes que já vivi. Comprar cerveja no Brasil é igual a comprar cerveja em qualquer lugar do mundo, mas comprar cerveja nas bancas próximas ao museu em Maputo é uma aventura, começa pelo simples fato de Maputo em diversos lugares se parecer com outros lugares do mundo, mas ao dobrar uma esquina você enxerga uma África ainda sem o desenvolvimento, a África ruts, com chão de terra vermelha, com cabanas de madeira que lembram as favelas brasileiras, tudo velho e apertado. Um ambiente que no primeiro momento você pensa: "se o pneu do carro furar aqui é melhor fechar o carro e sair fora". Mas é só uma impressão de quem vem de fora e ainda não mergulhou no mundo ruts. O lugar é uma rua curta e com várias barraquinhas que vendem bebida, é um modelo informal de depósitos de bebida, tem tudo que você imaginar, e mais barato. Lá estão os representantes de venda, Alfredos, Saides e mais uma porção que avançam sobre o carro pelo simples fato de se diminuir a velocidade. Se você parar o carro então, pode ter um grande susto, eles avançam sobre a janela numa competição feroz pelo cliente: - Saide amigo brasileiro, Saide chegou primeiro - outro grita: Alfredo amigos brazuca, Alfredo tem o melhor preço. - Ai você tem que dar um grito com um monte de homens grandes: Calma ai pessoal, vamos com calma...quanto é a caixa de heineken?
Em poucos segundo os mais antenados saem correndo para dentro das bancas e voltam com caixas de cerveja gelada. - Está aqui amigo brazuca. - O atendimento apesar de tumultuado é rápido e o preço bem mais em conta. O nosso representante de vendas preverido é o Alfredo, um negão grande e com cara de gente boa, o cara tem um olho muito bom, quando o carro da gente dobra a esquina, Alfredo se coloca no meio da rua, como se quisesse morrer atropelado, sempre segurando algumas bebidas na mão para uma venda rápida, ele abre os braças e grita em voz alta quando o caro se aproxima: "Alfredo está aqui brazucas"! como um Deus que pode resolver todas as nossas angústias por bebidas...ele é o cara. A nossa relação com Alfredo tem melhorado e já temos uma conta.
- Alfredo não temos dinheiro mas queriamos levar algumas cervejas.
- Não ha problema, não ha problema amigos brazucas (sempre gentil é tranquilo).
Lá vamos nós com as nossas cervejas com gosto de mercado negro, isso só tem aqui e não deveria acabar, é simplesmente coisa de filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário