quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Texto enviado pelo irmão Deco.

A mensagem de Chico Xavier diz tudo.

Leiam que vale a pena.

Somente paras as pessoas especiais.

Nasceste no lar que precisavas,
Vestiste o corpo fisico que merecias,
Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com o teu adiantamento.
Possuis recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mais o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegestes espontaneamente para tua realização.
Teus parentes e amigos são as almas que atraistes, com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino esta constantimente sobre teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes...São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança esta em tuas mãos.
Reprograme tua meta, busque o bem e viverás melhor.
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Férias

Hoje eu entro de férias, o blog vai ficar sem atualização por um tempinho, beijos para todos que me acompanham e para os que ainda vão acompanhar. Feliz Natal pra todos, um 2010 com muita saúde e paz.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

E o ano acabou...

Aqui o ano acaba também, mas acaba diferente, rs. Aqui acontece uma corrida até dezembro pra resolver tudo, porque depois tudo fecha, pelo menos a maioria das coisas, as pessoas saem de férias, viajam para outros lugares, ai aos poucos as coisas deixam de acontecer, isso pra quem ainda quer fazer orçamentos, trabalhar, imprimir, criar, coisas de quem trabalha com publicidade.
Eu também vou aderir a essa moda, na sexta eu saio de férias (15 dias), no sábado Ale chega, e a Guel (namorada do Serginho) também. A gente ta preparando um monte de coisas legais pra receber as meninas, assim que as surpresas forem passando eu vou contando. No mais o ano acaba muito bem, aprendi muito nesses quase 4 meses que fiquei aqui em Moçambique, realmente se aprende muito quando se vive uma outra cultura, tive momentos muito difíceis, problemas de adaptação, saudade e muita vontade de atravessar o oceano a nado pra voltar pra casa. Mas também conheci pessoas diferentes, fiz novos amigos, trabalhei com artistas locais, apreendi um pouco de ingles, e vivi intensamente essa experiencia (teclado punk, desculpem a falta dos acentos). Acho que ainda tem muita coisa pra eu viver aqui na Africa, mas tenho dúvidas sobre a continuidade do projeto Mozambique. Queria muita coisa, queria andar mais, conhecer outros paises, mas também morro de vontade de voltar pra casa e continuar lá a minha vida, do lado da família, dos amigos e da mulher amada. O que vai acontecer nem eu sei, deixa acabar o ano pra descobrir, acho que parar vai ser massa pra colocar as idéias em ordem.
Sobre a caça aos leoes (acento fdp), eu avistei eles, talves volte mais cedo, mas deixo a armadilha.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

I,m Busyyyy!

O cara é o cara mais figura que circula aqui pela DDB. Uma versão africana do Michael Jackson. E como se não bastasse, o nome verdadeiro do cara é Rosário de Jesus. Mas ele some e aparece do nada e sempre com um óculos ray ban e um cape style. Esses dias um dos meninos preguntou pra ele:
- Você é aqui da DDB ou da Smart (produtora parceira da DDB)?
- Eu sou a DDB - I'm Busyyyyyyyyy!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Batique e Moda




Assim como definiu o Serginho, o batique tem o mesmo poder da moda, transformar tecidos em arte.

Mozambique Fashion Week

O evento foi muito show, vi moda africana de verdade, muito diferente de qualquer outro tipo de moda que existe no mundo, o evento foi muito legal e fiquei orgulhoso da primeira experiência profissional com um job com proporções internacionais, tem cobertura de TVs a Cabo que transmitem para Europa e Africa. O filé do job no sentido de tirar as melhores peças para posteriormente inscrever em premiações ainda está sendo feito, em breve coloco aqui no blog pra vocês verem o resultado, agora coloco só as fotos de alguns momentos do MFW.




















Outros Momentos

Me deixa bem espantado o lance de ver as babas africanas cuidando dos filhos brancos dos gringos, na minha cabeça isso até é normal nos EUA ou no Brasil, mas aqui eu confesso que me choca, porque não vemos o contrário, não vemos babas brancas cuidando de filhos de famílias negras, e aqui tem muitas familias africanas com muito dinheiro, marcas da vida, acho que eles se refletem mesmo do passado ainda marcante, onde nas ruas te abordam como "boss" ou "patrão", como se pelo simples fato de você ser branco de desse aquele status. Tá sendo sem dúvida um apreendizado para mim, sempre achei que a cor da pele não representa nada, que no somos iguais, morremos e temos dor de forma igual. Hoje não penso diferente, mas vejo o que cria as diferenças.
Os momentos de relaxar são bem legais, essa foto crazy foi feita em um passeio alucinante de tchopela.

Toque curto e quente

Uma das coisas mais legais na experiências de viver em um país africano é a música, eles são simplesmente impressionantes. Com muita particularidade e muita raiz, os africanos conseguem um resultado que trazem sentimentos fortes e muito respeito, são músicas carregadas de expressão e que retratam o ambiente e o cotidiano em que vivemos.
Aqui vão algumas dicas do que estou conhecendo

- O primeiro som que marcou em Mozambique:

Kalemba - (Wegue Wegue) - Esse som é pressão total, pra começar a sentir como a coisa aqui funciona, é da banda angolana Buraca Som Sistema - O CD que tem esse som é o Black Diamond

- O Som que mais escutamos em Mozambique:

Freshly Ground - Esse é o nome da banda, não tem a melhor música, todas são boas, todas mesmo. Foi a melhor descoberta músical que Serginho já fez na vida dele, foi foda! Esse som é a trilha do filme em Mozambique.

- O Som mais engraçado:

Generale - É do Buraca Som Sistema também, vale a pena escutar, a música é uma delícia, faixa 8 do CD Black Diamond

- O Som revulocionário:

Azagaia - Esse é o nome do cara, do rapper, do cara que senta na minha frente, trabalha comigo, é copy da DDB. O som é forte pra caralho, soco no estômago mesmo, com letras fortes e mensagens explícitas de oposição e mudança de questões sociais.

- O Som que escuto agora enquanto escrevo

Salif Keita - O cara é o albino mais galado (gíria de Natal para caras fuderosos ou escrotos, nesse caso...fuderoso) que já escutei, atenção especial para a faixa 3 do CD Madan, a música é perfeita para uma trilha de filme.

- O melhor som ao vivo

E de uns caras que esqueci o nome, mas tenho o cartão em casa, amanhã eu coloco, os caras são pancadaria africana pura, muito som!

Pra achar as coisas é só colocar no velho e bom google pra funcionar...

Abraços!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Look in Mozambique - Parte 5


Se as imagens valem mais do que mil palavras...
http://www.flickr.com/photos/lookinmozambique/

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Flavinha.


Flavinha é uma amiga querida, gente fina e muito style. No processo de criação das modelos em batique, acabou saindo uma das minhas peças favoritas, a modelo tem traços simples mas um estilo único, assim como a Flavinha, fashion e única.

MFW e as turmas

Evento de lançamento do Mozambique Fashion Week, Serginho, Leo e eu.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Look in Mozambique - Parte 4

http://www.flickr.com/photos/lookinmozambique

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

mais uma boa foto

Rolou outro mercado do peixe, assim que sobrar um tempinho eu coloco no flicker o material completo.
http://www.flickr.com/photos/lookinmozambique

Palavrinhas e termos de mozambique

mahala - de graça
kanimanbo - obrigado
tá-se bem ou tá-se male - tá bem ou tá mal
fish - massa
chapa - van que transporta pessoas
machibombo - ônibus
maning nice - muito legal
prego no pão - pão com carne
mata bixo - café da manhã
bixa - fila
capulana - tecido com estampas africanas
mazaco - bunda
mazaco maculo - bunda grande
tchopela - pequenos carrinhos indianos
spot - filme
agrafador - grampeador
pinati ou lixate - foda-se
queca - trepar
piri-piri - pimenta
xima - é tipo um angu sem gosto
refresco - refrigerante
mati - água
ei de fazer - eu vou fazer
estou a pedir - estou te pedindo

assim que eu aprender mais eu coloco pra vocês.