sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mais fotos de Maputo

Voltei a fazer fotos, mas tava mesmo faltando tempo pra publicar, então tô fazendo uma geral das melhores pra dividir com vocês, espero que gostem do role em Maputo.
Quando que vocês imaginariam que a gente vai de Mercedes para o trabalho, anos 80, retro pra caramba.

Ruas de Maputo, as árvores são muito bonitas
Comecei a fazer um mural no meu quarto, ainda vou colocar a parede toda só com fotos massa.
Olha que louco, tô fazendo umas fotos na rua, quando dou de cara com essa "fantasma muçulmana"
O dono da DDB comprando frutas em frente de casa, ao fundo a sua Land Rover, rs.
Aqui é comum os carros aprodecerem nas ruas, tem mercedes e outras marcas esquecidas em várias ruas. Eu e Lenim já marcamos de fazer um ensaio só desses carros, aguardem...
Isso foi uma cervejada de Laurentina, cerveja local do Mozambique e pra tira-gosto...
muito atunziiiiiinho e polvo, tudo em lata que é mais saudável, trash!
Nas ruas existem essas esculturas, são impressionantes os detalhes quando você olha de perto.
isso é um tipo de culto, as mulheres com essas toquinhas de cozinheira na cabeça
isso são influências indianas, as vezes tenho impressãoo que aqui é a índia, tem muito indiano. ajuda a deixar maputa ainda mais crazy, Tchopela é o nome do carrinho.
Mais carros loucos
olha a camisa do tiozinho, muito style
cachorro babão
Não falei que a mulherada aqui é forte, nunca vi um homem fazendo isso.
mais carros malucos
Da pra entender como tem contraste aqui, o novo e o velho juntos em um só lugar.

Outras coisas de Maputo

Maputo tá frio, tá chovendo muito, o verão chegou! Aqui já é verão sim, mas parece inverno, confesso que tô gostando do frio, é massa pra colocar um casaco, uma toca e andar com um look diferente. Recife, é muito quente e lá não rola andar de casaco nem no inverno. Por aqui tá tudo bem, óntem teve o lançamento para a imprensa do trabalho que tô fazendo aqui na DDB, o Mozambique Fashion Week, é o maior evento de moda do país, com participação de estilistas locais e internacionais. A coletiva de imprensa foi legal e os materiais ficaram bem legais, depois de tanto trabalho, valeu a pena ver o resultado, vou preparar algumas peças pra mostrar pra vocês aqui no blog. Tô colocando mais fotos que fiz no dia a dia moçambicano.
Aqui a Esposende é assim, rs.

Festa na casa do Maia com título de Serginho. Maia é muito Maia.
Aqui tem um salgado que é muito bom, chama Chamussas, acho que a origem é indiana, mas é bem popular em Maputo. E tipo um rolinho primavera de carne moida, só que embalado igual a uma fralda.
Tirei essa foto pra mostrar o quanto o trânsito aqui é maluco, essa avenida é bem movimentada, olha como o cara estacionou o carro, não tem guardas pra multar, pode falar ao celular dirigindo, estacionar nas calçadas e etc.
Esse é o sofá da casa do Vitor e do Moizes, o Rui também era dono do sofá, mas se mudou e tá dividindo apartamento com o salshicha, o cara é igual ao salsicha do scooby doo, acho que veio buscar o vurgão que virou chapa.
Olha que balada esse carro. Muito style
Abacaxi aqui se chama Ananáes, eles são grandes, e aqui tem Fanta Ananáes, o que torna tudo ainda mais maluco, rs.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Branco de merda! Chupa meu cú!

Foi assim, alto é do lado do carro que eu estava, era comigo, mas era com o resto do mundo que um negro alto e magro gritava, ele tinha raiva de todos aqueles brancos que invadiram o seu país e lhe roubaram algo que acho que nem ele sabe o que foi. Tava conversando com um amigo pelo msn, mandei o link do blog pra ele ver as fotos que eu fiz na terça passado indo pra Bilene, não tem fotos de Bilene, porque não tem nada de mais em Bilene, tinham sim, imagens de mais no caminho, aquilo sim eram imagens que valiam a pena, imagens que eu vi ao longo da janela, vi pro trás do vidro, porque eram fortes demais pra tocar, pra pisar, é um mundo onde sou mesmo um branco de merda, incapás de viver aquilo, de se misturar a tudo aquilo, de tocar, de pisar, de viver aquilo. Mas sou só um branco de merda, dentro de uma land rover, respirando o ar condicionado, com os olhos arregalados a cada mulher forte de pele negra que carrega a vida em cima da cabeça, com filhos presos por capulanas, filhos que já nasceram ligados a essa terra, muitos que não vão ter nunca a oportunidade de ver um outro mundo.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Bilene

Bilene é uma praia que fica aqui perto de Mozambique, na terça passada, foi feriado aqui, ai a gente aproveitou e pegou a estrada pra sair fora um pouco e curtir as belezas africanas. Lenim convidou o Terense, um cara que é de Baltisuana, lá eles só falam inglês, e ele não fala bem português, ou melhor, não fala quase nada, bom que a gente foi treinando o nosso inglês, a viagem foi massa, o tempo não estava tão legal, mas o visual na estrada é impressionante, não da pra ter dúvidas, isso é África pura.
A melhor foto da viagem, escolhi ela para abrir. Vai para o flicker: Look in Mozambique.

Machibombo, assim são chamados os ônibus na África.
Adoro essa foto também. A mãe levando a filha na capulana.
Tô fazendo um trabalho com artistas locais, foi massa ver da onde eles retiram as cenas.
é muito comum as mulheres levarem as coisas na cabeça.




Muleques que vendem castanhas.
É impressionante como a terra é vermelha.
Foto feita em uma parada para um "mata bicho" também conhecido como café da manhã, rs.
Achei massa o cardápio que o cara montou


Essas cenaas são muito comuns nas obras pintadas pelos artesãos, foi massa ver de verdade.
Tirei um monte de fotos em alta velocidade, essa é uma delas.
As crianças também são maravilhosas aqui, sempre prontas para um sorriso.

Serginho comprando umas Heinekens, acho que alguém sabia que eu vinha pra cá, tem Heinekem em todo lugar, elas snao distribuidas junto com a Coca-Cola, rs.

Olha ai o mata bicho, esse prato é bem comum por aqui.
Os caras prontos pra matar o bicho e o "prego", sanduiche com pão, carne e ovo.
Essa é a equipe que fez parte da viagem.
mais machibombos.
Esse campo está sendo feito para a copa do mundo do ano que vem.
é muito doido ver uma cena dessas.
Não podia faltar os "chapas". Vans que sempre estão muito lotadas, são comuns acidentes graves com os chapas, eles dirigem muito perigosamente, e os carros não tem boas condições para tranporte coletivo, mas vale tudo.

Também acho muito louco quando as mulheres carregam essas caixas de refrigente cheias na cabeça, é muita força e equilíbrio.